quinta-feira, fevereiro 23, 2006

UM LINDO LUGAR




















Voei, Voei e do alto olhei
Voei , Voei e até que enfim parei
Descansei, e depois de um tempo apreciei

Apreciei esse lindo lugar, onde pude descansar
Depois de um tempo parado, resolvi voltar a voar

Voei , Voei e do alto olhei
Aquele lindo lugar onde eu parei
E por algum tempo descansei e apreciei

Deixo a paz daquele lindo lugar
E volto para paz, do meu querido lar

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

EMBUÁ
















Embuá tem como principal característica a divisão de corpo em vários segmentos, onde se prendem as patas. São lagartas que possuem 2 pares de patas em cada segmento, o corpo dividido em três regiões: cabeça, tórax e abdômen e sSão encontrados em lugares onde há matéria vegetal em decomposição, como troncos, folhas, etc.

Cada um dos anéis do embuá leva dois pares de pés,exceto os quatro segmentos iniciais. O primeiro segmento não tem pés e os outros três, apenas um par. Como um embuá pode ter até 100 anéis, o número de pés pode chegar a 400.

Cada anel consiste em dois segmentos sob uma única placa dorsal. Possui também uma placa ventral e dois pares de pés. A placa dorsal quase envolve o corpo cilíndrico. As placas são rígidas e contêm sais de cálcio, mas as juntas entre os segmentos são flexíveis. Assim, o animal pode endireitar-se, serpentear como uma cobra no centro. Ele é capaz de segregar uma substância irritante que geralmente o protege contra os atacantes.

Há embuás tropicais com 15 cm de comprimento e a espessura de um dedo.os de clima temperado, porém, são menores. Alimenta-se de madeira podre ou folhas mortas. Os ovos minúsculos, depositados em grande quantidade em pequenas gretas dão origem a larvas de cerca de 2 mm. Essas larvas têm 6 pés e vão adquirindo os outros nas metamorfoses que sofrem.

BEM-TE-VI
















É o mais conhecido em todo Brasil. Tem 25 cm, de coloração parda no dorso e amarelada no ventre, com sobrancelha branca muito visível na grande cabeça; uma listra no alto da coroa varia de amarelo-claro a laranja-vivo.

O Bem-te-vi é insetívoro, come todo o tipo de comida, devora centenas de insetos diariamente mas também fruta e flores de um jardim, ovos de outros passarinhos, minhocas, outros bichos. No calor do dia chamará sua atenção constantemente cantando o seu nome e se sentará em um fio de telefone ou em um telhado. A maioria dos outros pássaros manterá silencioso, ao redor, enquanto o bem-te-vi canta.

O ninho do Bem-te-vi fica em lugar visível e é feito de todos os tipos de plantas, freqüentemente com capim. Este pássaro defende seu ninho vigorosamente e, ele será agressivo com outros pássaros mesmo que não tenha nenhum ninho. É comum ver um Bem-te-vi perseguindo um pássaro que ele, sobretudo corujas e rapineiros, que afugenta para longe. Entretanto, um colibri poderia perseguir um Bem-te-vi e colocá-lo para fora.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

RIO ACRE
















O Rio Acre está cheio, transbordando em alguns pontos da cidade e quase em outros. Para alguns ele traz aflição, para outros serve como meio de ascoação de produtos, para outros tantos gera desespero, deixa sempre uma parte pequena da populãção desabrigada e para outros como aí na foto ela é pura diversão.

O Rio Acre tem sua nascente no Peru, banhando os municípios de Brasiléia, Xapuri e Rio Branco, desembocando no Rio Purus (Amazonas). Banha a cidade de Rio Branco dividindo-a em dois distritos, é um Rio de águas barrentas.

No período do verão, formam-se diversas praias ao longo do seu curso, entre as quais destacam-se: Praia do Amapá, Praia do Riozinho do Rola, entre outras.

PÔR DO SOL
















São 16:40h

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

BORBOLETA
















As borboletas são insetos da ordem Lepidoptera, que têm dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção.

Distinguem-se das traças pelas antenas rectilíneas que terminam numa bola, pelos hábitos de vida diurnos, pela metamorfose que decorre dentro de uma crisálida rígida e pelo abdómen fino e alongado. Quando em repouso, as borboletas dobram as suas asas para cima.

O ciclo de vida das borboletas engloba as seguintes etapas:
ovo da borboleta,
larva, chamada tambem de lagarta,
pupa, que se desenvolve dentro da crisálida e
imago fase adulta.

ÁRVORE

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

LODO NA PAREDE




















Ficou interessante e muito legal essa foto, apesar de ser uma parede suja de lodo...

URUBU





















Ave muito conhecida, não só devido à sua grande distribuição geográfica como por ser avistada freqüentemente planando em bandos a uma certa altura do solo. Neste vôo planado, aproveita as correntes ascendentes de ar quente para sustentar-se sem grande gasto de energia metabólica.

Ele se alimenta de animais mortos em decomposição ou, vivos, indefesos ou jovens. Alimenta-se também de ovos, frutos maduros e vegetais em decomposição. Utiliza a visão para localizar o alimento. Os urubus têm importante papel sanitário, pois retiram material orgânico em decomposição da superfície do solo.

constroem o ninho no solo, entre vegetação densa ou espinhosa, podendo utilizar cavidades sob rochas ou árvores, raramente a mais de 50 cm de altura. Os 2 ovos, que medem 67 x 50 mm, são de cor cinza ou verde-pálida, com larga mancha marrom e listas negras num dos pólos e mancha marrom, em forma de lágrima, no outro.

O casal incuba os ovos, durante 32 a 39 dias e quando nascem os filhotes regurgita-lhes o alimento liqüefeito, de odor desagradável. O filhote ao nascer apresenta uma penugem amarelada e o bico reto colorido de azul-escuro; após 3 semanas sua cor é branco-rosada, com uma estreita faixa negra circundando a cabeça e as pernas são azuladas; um mês depois, com o tamanho de uma galinha, sua plumagem é castanho-clara, mostrando algumas penas negras. Aos 2 meses, já com a plumagem e o bico negros, tem a pele do pescoço lisa, sem as proeminências transversais e rugosas da ave adulta. O primeiro vôo dá-se com 11 semanas de vida.

Ele habita as cidades, beira-mar, campos e áreas florestadas. E seu tamanho geralmente é de 58,0 cm .
Fonte: USP

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

BOUGAINVILLE
















De origem brasileira, a buganvília é uma espécie rústica, que exige poucos cuidados. Deve o seu nome ao francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu por volta de 1790, e a levou para a Europa, onde ela se tornou famosa e se difundiu por todo o mundo.

As belas e coloridas "flores" da buganvília não são exactamente as flores da planta, são brácteas que envolvem as verdadeiras e relativamente insignificantes flores amareladas. O conjunto resulta numa aparência exótica, encontrada nas cores branca, rosa, vermelho intenso ou laranja.

Por ser uma espécie muito hibridada, já se obteve brácteas com dezenas de formas e cores, inclusive bicolores e também uma forma variegada. Quando adulto esse arbusto pode atingir de 5 a 10 metros de comprimento.

CUPUAÇU
















O Cupuacu é uma árvore de porte médio que pertence à mesma família do Cacau e pode alcançar até 20 metros em altura. A fruta de Cupuaçu serviu de alimento na floresta Amazônica tanto para as populações indígenas, quanto para os animais.

Essa fruta tornou-se conhecida por sua polpa cremosa de sabor exótico. A polpa é usada no Brasil inteiro e no Peru para fazer sucos, cremes de sorvete, geléia, chocolates recheados com cupuaçu e tortas. Amadurece nos meses chuvosos de janeiro a abril e é considerada uma delicadeza na culinária de cidades sul americanas onde a demanda ultrapassa o estoque.

O valor relativamente alto do mercado da polpa da fruta, usada para a produção de produtos frescos, faz o cultivo de árvores de cupuaçu mais e mais atraente. Com as características semelhantes ao cacau, permite que, além da produção da polpa, as sementes possam ser usadas também para fabricar um tipo de chocolate .Existem iniciativas em várias regiões do Brasil para desenvolver o chocolate de cupuaçu, também chamado de "cupulate".

domingo, fevereiro 12, 2006

SANHAÇU
















Um filhote de Sanhaçu no seu primeiro vôo....

Seu canto é rápido e um tanto rouco. Alimenta-se de frutos. Reproduzem-se na primavera e verão.Em geral ele mede 18cm de comprimento e pesa 43gr.

É um dos pássaros mais abundantes do Brasil e representa a subfamília Thraupinae, em grande parte aves de belíssimas cores. Vive nas árvores tanto em campos na área rural, quanto em cidades.

Além de apreciarem frutinhas, também caçam insetos em pleno vôo, tais como cupins em revoada ou borboletas. Seu ninho geralmente se parece com um cesto aberto e bem elaborado, construído em forquilha de árvore. O casal é responsável pela alimentação dos filhotes que deixam o ninho após 20 dias.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

ESCORPIÃO DA CAUDA PRETA
















Animais artrópodes, escorpionídeos, providos de doze segmentos abdominais, dos quais os cinco posteriores formam com o telso uma cauda terminada em aguilhão.

Esta espécie de escorpião é encontrado em plantas que habitam principalmente o ecossistema dunar e mata atlântica. Vivem nos espaços interfoliares de bromélias. Estas plantas têm capacidade de acumular água entre seus fascículos foliares , formando um micro-ecossistema com uma cadeia alimentar completa e contendo vários grupos faunísticos, como répteis, insetos, aracnidos e larvas aquáticas.

Os escorpiões têm hábitos noturnos e podem sobreviver vários meses sem alimento e mesmo sem água, o que torna seu combate muito difícil. Seu tamanho corporal é de 5 a 6 cm de comprimento. Apresenta colorido geral amarelo queimado, com os 3 últimos segmentos da cauda pretos.

Os escorpiões picam com a cauda, causando muita dor local, que se irradia; podeocorrer suor, vômitos e até mesmo choque. No Brasil, os de impor-tância médica pertencem ao gênero Tityus.

O Tratamento Específico: 4 ampolas de soro antiescorpiônico ou antiaracnídico polivalente. DOSE ÚNICA. VIA INTRAVENOSA.

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

SERINGUEIRA





















Essa seringueira, estava com as marcas do corte do seringueiro para extração do látex....

Planta lactescente de 20-30m de altura, com tronco de 30-60cm de diâmetro. Ela ocorre na região amazônica, na margem de rios e lugares inuncdáveis da mata de terra firme. Existe na floresta amazônia mais 11 espécies de seringueira.

Sua madeira é leve, mole, de baixa durabilidade natural. Floresce a partir de agosto, prolongando-se até início de novembro.A maturação dos frutos ocorre no período de abril a maio.

A madeira pode ser empregada para tabuado, forros e caixotaria. Seu maior valor reside no látex extraído do seu tronco, que é transofrmado em borracha de excelente qualidade; sua exportação representou no passado a maior atividade econômica da região, colocando o Brasil durante muito tempo como o único produtor e exportador desse produto. No século passado foram contrabandeadas sementes dessa espécie para a Ásia, onde adaptou-se perfeitamente bem; a partir dessa época, vários países aisáticos passaram também a produzir e exportar borracha. As amêndoas (sementes) fornecem óleo secativo muito usado na indústria de tintas e vernizes. Atualmente essa espécie é cultivada em todo o Brasil tropical.