segunda-feira, maio 29, 2006

CÉU















Nos meses de Maio e Junho, o nascer e o pôr do sol é um espetáculo a parte em Rio Branco. 07:30 hs

segunda-feira, maio 15, 2006

ARANHA








































Olha só o que encontrei na parede da varanda, pensava que era um graveto, mas quando toquei era uma aranha...

quarta-feira, maio 03, 2006

BURITI




















O Buriti, (Mauritia flexuosa L.), Espécie de origem Amazônica, tem seu habitat natural nos terrenos baixos, alagadiços, às margens de rios e igarapés, formando os aglomerados de plantas, chamados de Buritizais.

O buritizeiro é uma palmeira robusta e unicaule, que pode atingir até 30m de altura. Sua coroa é composta de 10 a 25 folhas grandes e palmadas, lacionadas, medindo de 5 a 6 metros de comprimento.

Os frutos são elipsóides, cobertos com escamas de coloração castanho-avermelhada, de 4 a 7 cm de comprimento, 3 a 5 cm de diâmetro, com peso que varia de 25g a 40 g cada um.
A polpa da fruta tem cor amarelo-alaranjada, e sabor agridoce com consistência amilácea e gordurosa.

A produção é anual, e, em indivíduos femininos, ocorre a cada dois anos, no final do período chuvoso. Cada planta produz de 5 a 7 cachos com 400 a 500 unidades de frutos por cacho. Utilizando uma densidade de 1 57 plantas/hectare pode se obter 1 .800,00 kg de polpa de Buriti.
O Buriti por ser uma planta típica de alagados traz uma possibilidade de aumento da renda familiar para os colonos, pois com o seu cultivo, aproveitamos áreas antes inúteis a agricultura.

As principais formas de consumo da polpa são o vinho do Buriti (suco), o doce, o sorvete e o licor. Das folhas são feitas cordas; do tronco canoas; das raízes ervas medicinais.Temos ainda a produção de óleos a partir da polpa e semente, fornecendo os óleos oleicos e láuricos, respectivamente. Esta última pode produzir até 3,6 t/ha, quantidade maior que as de culturas como a soja, girassol e amendoim.

É uma importante fonte de vitaminas, proteínas e energia para as populações ribeirinhas. Alguns autores afirmam que o óleo obtido a partir da polpa de buriti é a maior fonte de carotenos conhecidos no reino vegetal.