terça-feira, junho 19, 2007

AS ÁRVORES, REDUZEM OU NÃO O AQUECIMENTO GLOBAL?

Quando se planta uma árvore, você está ajudando a diminuir a concentração de CO² na atmosfera e assim contribui para reduzir o aquecimento global, certo? Nem sempre. Na verdade, pode ser exatamente o contrário. Se sairmos plantando árvores para todo o lado o planeta pode acabar mais quente, a conclusão é de uma pesquisa coordenada pelo físico indiano Govindasamy Livermore, na Califórnia. Para chegar lá, ele desenvolveu um software capaz de projetar diferentes cenários para o planeta. A seguir, viu que acontecia se todas as árvores fossem cortadas até 2100 e a resposta foi que a terra ficaria 0,3 graus mais fria do que hoje.

As árvores não interagem com a atmosfera apenas absorvendo gás carbônico e devolvendo oxigênio para fazer a fotossíntese. Também atuam de outras formas.transpiram, por exemplo, e assim aumentam a formação de nuvens, que por sua vez limitam a passagem d luz do sol e diminuem a temperatura aqui embaixo. Mas elas também tem efeito aquecedor. Por exemplo, em lugares que passam boa parte do ano cobertos de neve, a luz reflete na superfície branca e se dispersa, se houvesse árvores ali, escurece o chão, que assim absorve mais calor.

Isso não quer dizer que devemos sair por aí fazendo justiça com a motosserra. As árvores são fundamentais para a natureza, por razões que vão muito além do clima. Planta-las pode ser eficiente onde faz calor. Mas não ajuda em nada, e ainda atrapalha em áreas temperadas e polares.