sexta-feira, abril 28, 2006
LACRAIA
As lacraias são animais peçonhentos cujo veneno não é muito ativo no homem. Pertencem à classe Chilopoda e picam através de ferrões localizados em sua mandíbula. Como tem o comportamento de levantar a cauda, quando molestada, algumas pessoas acreditam que picam com a cauda. São extremamente ágeis e vivem em ambientes úmidos sobre folhas e troncos podres.
De vida solitária e carnívoros, alimenta-se principalmente de minhocas, vermes, grilos, baratas, etc. A presa é detectada, e muitas vezes imobilizada, através da inoculação do veneno.Estão distribuídas por todo o mundo em regiões temperadas e tropicais. Os esconderijos proporcionam proteção não apenas contra possíveis predadores, mas também contra a desidratação.
quinta-feira, abril 27, 2006
USINA DE ARTES - JOÃO DONATO
Foi inaugurada essa semana, pelo governador do Estado Jorge Viana e seu vice Arnóbio Marques, a usina de artes em Rio branco que recebeu o nome de João Donato. A solenidade de inauguração demorou quase três horas.
Além da presença do musico João Donato que é Acreano, contou também com a presença do Ministro da Cultura Gilberto Gil.
No final da cerimônia, os músicos Gilberto Gil e João Donato, cantaram e emocionaram a platéia com a música a Paz.
LOUVA-DEUS
O Louvadeus é um inseto carnívoro, ou seja, ele se alimenta de outros insetos como mosquitos. Ele tem olhos muito desenvolvidos e por isso enxerga muito bem, o que ajuda quando precisa caçar para se alimentar. Suas patas dianteiras são usadas para caçar. O louvadeus fica parado nas plantas esperando. Quando um outro inseto chega perto, ele rapidamente pega este mosquito ou borboleta com suas patas.
O Louvadeus tem este nome justamente porque enquanto espera outro inseto fica com as patas paradas como se estivesse *rezando*.
O louvadeus tem patas traseiras muito fortes que são usadas para andar, pular e ajudar quando vão voar. Eles vivem em matas e áreas de muita vegetação, sendo que conseguem se confundir com as plantas por causa de sua cor e por ficarem imóveis por longos períodos de tempo. Isso é importante para que não sejam comidos por outros animais, como pássaros e morcegos.
Apesar de serem muito diferentes, os louvadeus são parentes das baratas e dos grilos. Mas o louvadeus é benvindo, principalmente nas plantações porque ajuda a combater os insetos que destroem as plantas.
Existem mais de 2000 espécies de louvadeus em todo o mundo, mas quase todos vivem em locais de temperaturas quentes (regiões tropicais e sub-tropicais).