terça-feira, julho 18, 2006

MAPINGUARI




















O Mapinguari é o ser feérico da selva Amazônica. Uma das versões o aproximam ao abominável homem das neves. Garimpeiros, seringueiros e indígenas que garantem tê-lo visto falam de um grande macaco com boca na barriga e que emite um cheiro insuportável. Dizem também que a boca do Mapinguari é algo descomunal; tão grande que não termina no queixo, como a dos homens, mas na barriga.

A pele dessa figura mitológica é descrita como parecida ao couro dos jacarés e ele tem nas costas uma espécie de armadura que se parece com um casco de tartaruga. Também é conhecido pelos nomes de mão de pilão, pé de garrafa e juma.
Fala-se até mesmo na sua existência material. Um cientista da Universidade de Harvard, o biólogo David Oren, garante que o Mapinguari é uma espécie de preguiça pré-histórica gigante, supostamente extinta há alguns milhares de anos, mas teria sobrevivido oculto na selva Amazônica.

Já outros, acreditam que o monstro era, na realidade, um velho pajé que, por uma maldição, ficou condenado a viver sob a forma de Mapinguari para toda a eternidade, vagando a esmo pelas selvas.

O Mapinguari, segundo informações jornalísticas, teria devorado vários indígenas no estado do Acre nos anos 80. Segundo alguns cronistas, o mapinguari se alimenta apenas da cabeça das pessoas que encontra; segundo outros, devora-as por inteiro, arrancando-lhes grandes pedaços de carne, ou agarrando-as, prendendo-as debaixo do braço, depois metendo-lhes a cabeça na imensa bocarra, mastigando-as como se masca fumo.

Ao contrário das outras visagens, o Mapinguari ataca mais durante o dia do que à noite. E há também os que dizem que o Mapinguari só aparece em dias santos.
Na região amazônica, dizem que existe apenas um Mapinguari, morando no igarapé do Papagaio. Os caçadores, cortadores de madeiras e coletores de leite de maçaranduba ou copaíba, preferem seguir viagem do que pernoitar no lugar. É um dos poucos igarapés não trabalhados pelas turmas extrativistas.

A crença da existência de grandes macacos pré-históricos, fez surgir um grupo especial de pesquisadores e aventureiros, os Criptozoólogos, que percorrem o mundo investigando relatos que possam levá-los a comprovação destes seres fantásticos.

Uma criatura semelhante ao Mapinguari foi avistada centenas de vezes nos EUA e Canadá (muitas vezes no Noroeste) desde o século 19. Do mesmo modo o Yeti na Asia ou o Abominável Homem das Neves, o Bigfoot é descrito com a altura de 2-3 m e pesando mais de 200 kg, com pegadas de 43 cm de comprimento. A maior parte dos cientistas negam a existência de tal criatura.

4 comentários:

Kafé Roceiro disse...

Beleza! Blog renovado! Gostei e estarei sempre por aqui.
abraços.
Kafé.

Anônimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

Anônimo disse...

Where did you find it? Interesting read » » »

Anônimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Tlcharger la publicit proactiv Digital printing start up guide Flexsteel sofas best price debt help http://www.kitchenbathroomremodelingvadc.info Loan saab Travel trailer appliances call center Laser hair removal in clear lake texas area horse race betting types Australia prescription viagra effexor withdrawal symptom Blurred contact lenses mens coats Totes garbage Jenna jameson on yacht