terça-feira, agosto 01, 2006

CIGARRA
















A cigarra é uma cantora de verão, o som provém da base do abdome do macho. Eles possuem membranas dos dois lados do abdômen, chamadas “tímbalos”. Para fazê-las vibrar, as cigarras as comprimem no interior do corpo usando certos músculos. Bolsinhas de ar amplificam o som. A vibração produzida desta forma é muito poderosa. A utilidade deste som pelos machos é para cortejar a fêmea.

As cigarras emitem sons durante todo o dia, porém esses sons tornam-se mais evidentes ao entardecer e ao amanhecer, com menor intensidade nas horas mais quentes.

Alimentam-se de seiva, que ingerem em grande quantidade, mas retêm apenas o açúcar. Os ovos são postos nos galhos das árvores. Quando se abrem, as larvas caem no chão. Ficam sob o solo e alimentam-se de seiva das raízes das árvores.

Muitas espécies de cigarra têm períodos diferentes de amadurecimento, com ciclos vitais de duração variada, enquanto as larvas ficam sob a terra. Mas sete espécies do gênero Magicicada têm uma característica adicional: elas são sincronizadas, ou seja, saem do chão todas ao mesmo tempo, para cerca de duas semanas de canto ensurdecedor, acasalamento e postura de ovos.

3 comentários:

Al Berto disse...

Viva:

Como sempre vir aqui é um momento interessante para aprender mais qualquer coisa. Até ao próximo.

Um abraço


Espero os teus comentários lá no EG.

Kafé Roceiro disse...

Cigarrona, rapaz!

Anônimo disse...

Very nice site!
dupont and tempusher reliting to camping supplimental dental plans