sexta-feira, fevereiro 10, 2006

ESCORPIÃO DA CAUDA PRETA
















Animais artrópodes, escorpionídeos, providos de doze segmentos abdominais, dos quais os cinco posteriores formam com o telso uma cauda terminada em aguilhão.

Esta espécie de escorpião é encontrado em plantas que habitam principalmente o ecossistema dunar e mata atlântica. Vivem nos espaços interfoliares de bromélias. Estas plantas têm capacidade de acumular água entre seus fascículos foliares , formando um micro-ecossistema com uma cadeia alimentar completa e contendo vários grupos faunísticos, como répteis, insetos, aracnidos e larvas aquáticas.

Os escorpiões têm hábitos noturnos e podem sobreviver vários meses sem alimento e mesmo sem água, o que torna seu combate muito difícil. Seu tamanho corporal é de 5 a 6 cm de comprimento. Apresenta colorido geral amarelo queimado, com os 3 últimos segmentos da cauda pretos.

Os escorpiões picam com a cauda, causando muita dor local, que se irradia; podeocorrer suor, vômitos e até mesmo choque. No Brasil, os de impor-tância médica pertencem ao gênero Tityus.

O Tratamento Específico: 4 ampolas de soro antiescorpiônico ou antiaracnídico polivalente. DOSE ÚNICA. VIA INTRAVENOSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário