terça-feira, agosto 01, 2006

CIGARRA
















A cigarra é uma cantora de verão, o som provém da base do abdome do macho. Eles possuem membranas dos dois lados do abdômen, chamadas “tímbalos”. Para fazê-las vibrar, as cigarras as comprimem no interior do corpo usando certos músculos. Bolsinhas de ar amplificam o som. A vibração produzida desta forma é muito poderosa. A utilidade deste som pelos machos é para cortejar a fêmea.

As cigarras emitem sons durante todo o dia, porém esses sons tornam-se mais evidentes ao entardecer e ao amanhecer, com menor intensidade nas horas mais quentes.

Alimentam-se de seiva, que ingerem em grande quantidade, mas retêm apenas o açúcar. Os ovos são postos nos galhos das árvores. Quando se abrem, as larvas caem no chão. Ficam sob o solo e alimentam-se de seiva das raízes das árvores.

Muitas espécies de cigarra têm períodos diferentes de amadurecimento, com ciclos vitais de duração variada, enquanto as larvas ficam sob a terra. Mas sete espécies do gênero Magicicada têm uma característica adicional: elas são sincronizadas, ou seja, saem do chão todas ao mesmo tempo, para cerca de duas semanas de canto ensurdecedor, acasalamento e postura de ovos.

3 comentários:

  1. Viva:

    Como sempre vir aqui é um momento interessante para aprender mais qualquer coisa. Até ao próximo.

    Um abraço


    Espero os teus comentários lá no EG.

    ResponderExcluir