segunda-feira, março 27, 2006

SAGÜI




















Os sagüis são menores os macacos que existem, animais tipicamente florestais, lembram os esquilos pelo seu comportamento e na forma do corpo. Raramente adotam a postura bípede. Apoiam-se sempre nas quatro patas, ou deitam-se nos galhos, com a cauda pendente.

Suas garras são utilizadas para subir nos troncos e para retirar insetos e larvas do interior dos galhos e das árvores. Raramente saltam de uma árvore para outra que esteja a distância, mas, como geralmente as copas se tocam, atravessam com agilidade as pontes formadas pelos ramos. Abrigam-se nos ocos dos troncos, mas não constroem ninhos.

Os sagüis vivem em grupos pequenos (também podem ser vistos sozinhos ou em pares). As vezes formam bandos que, nas regiões pouco freqüentadas pelo homem, podem reunir trinta ou quarenta indivíduos. Já foi observado bandos mistos, formados por animais de duas ou três espécies distintas. Dormem umas doze a quatorze horas por dia. Gostam de brincar de briga e de esconde-esconde.

Possuem domínios definidos e os bandos instalam-se nas proximidades das fruteiras, na mata, repetindo os mesmos percursos todos os dias. Utilizam as mesmas árvores e os mesmos galhos durante os deslocamentos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vai dizer que essa foto você tirou do quintal da sua casa? hehehe... Deve ser ótimos ter sagüizinhos brincando no quintal de casa. E melhor: sem precisar tê-los presos em gaiolas.
Eu ainda escrevo sobre o filme que você me indicou... a chuva só precisa dar um tempo prá eu ir lá buscar...
Beijos

Anônimo disse...

pescadô e capiau dá um bom caldo! hehe

Anônimo disse...

Oi Beto! Obrigada pela visita.

Agora me tira uma dúvida: esse sapinho estava na tua casa? Amei a cor dele!

Beijo grande pra vc,
Alice
www.asmaravilhasdopaisdealice.blogger.com.br

Marco disse...

Legal essa foto, apesar de um pouco clara, porem o memento é unico.