quarta-feira, fevereiro 22, 2006

EMBUÁ
















Embuá tem como principal característica a divisão de corpo em vários segmentos, onde se prendem as patas. São lagartas que possuem 2 pares de patas em cada segmento, o corpo dividido em três regiões: cabeça, tórax e abdômen e sSão encontrados em lugares onde há matéria vegetal em decomposição, como troncos, folhas, etc.

Cada um dos anéis do embuá leva dois pares de pés,exceto os quatro segmentos iniciais. O primeiro segmento não tem pés e os outros três, apenas um par. Como um embuá pode ter até 100 anéis, o número de pés pode chegar a 400.

Cada anel consiste em dois segmentos sob uma única placa dorsal. Possui também uma placa ventral e dois pares de pés. A placa dorsal quase envolve o corpo cilíndrico. As placas são rígidas e contêm sais de cálcio, mas as juntas entre os segmentos são flexíveis. Assim, o animal pode endireitar-se, serpentear como uma cobra no centro. Ele é capaz de segregar uma substância irritante que geralmente o protege contra os atacantes.

Há embuás tropicais com 15 cm de comprimento e a espessura de um dedo.os de clima temperado, porém, são menores. Alimenta-se de madeira podre ou folhas mortas. Os ovos minúsculos, depositados em grande quantidade em pequenas gretas dão origem a larvas de cerca de 2 mm. Essas larvas têm 6 pés e vão adquirindo os outros nas metamorfoses que sofrem.

11 comentários:

Anônimo disse...

Muito elucidativo! Mas você não tinha um bichinho menos nojentinho... hehehe. Pelo menos não era barata.
Muito legal essa maneira de fazer blog! Acho que vou pegar sua idéia um pouco. Pode?
Abraços

Unknown disse...

Conheço esse animal por outro nome: CARANGUJI; mas não encontrei nada na internet com esse nome. Interessante, pois só descobri que era o mesmo pelas imagens.

Anônimo disse...

Olá, Por acaso vc sabe o que pode acarretar o excesso dsesses animaizinhos em uma casa? que mal pode gerar? toda noite retiro uns 10 de dentro de casa e no outro dia a mesma coisa!!!não sei o motivo de tantos. Tenho um quintal grande e cheio de mato, mas eles estão em casa e não no quintal.

Unknown disse...

SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Meu quintal está literalmente tomados por emboás. Á noite eles brotam de todos os lugares e invadem a casa. Eles entram por qualquer fresta. Parece que nascem do solo. O que fazer para exterminar essa praga?

Te agradeço.

mandita disse...

Galera!Tinha um bicho desse no meu sapato e acabei pisando,e não me preoculpei de lavar o pé,só sei que criou umas bolhas de sangue e o meu pé ficou roxo.A médica me disse que esse aminal causava queimaduras devido aoa contato om ele e que poderia piorar se não tivesse cuidado.Valeu!

Unknown disse...

Boa Tarde
Só queria saber como combater a proliferação desse bichinho...
e para de ve-los desfilando em minha sala...
agurda uma informação , uma dica qualquer coisa.
obrigada!

afliçoe do presente e a gloria do pr vir disse...

sooooocorro alguem me responda por favor... todas as noites antes de dormir retiro um bicho asqueiroso e nojento desses do meu,quarto, eles estao na casa inteira. o que faco para exterminar com eles. me ajudem estou ficando paranoica.

Unknown disse...

como faço para conter esses bichos já não sei mais o que fazer agruardo resposta
alepaiva21@hotmail.com

Anônimo disse...

Na minha casa tem mmuuuuiitos bichos nojentos desse tipo, eu morro de medo.. Ja tentei spray contra insetos mas nada... Entao o unico jeito q eu achei foi andar com uma sandalia nas maos pra esmagar todos q eu vejo, sinceramente nao sei o q fazer p acabar definitivamente... Alguem sabe?

Unknown disse...

como faço para conter esses bichos já não sei mais o que fazer agruardo resposta


Responder

Unknown disse...

opa pessoal socorro meu quintal está cheio também